Cédula de Um Cruzeiro - Iconografia
Moedas

Cédula de Um Cruzeiro - Iconografia


As novas cédulas para o padrão monetário Cruzeiro, que circularam no período de 15 de maio de 1970 a 30 de junho de 1984, foram projetadas por Aloísio Magalhães (1927-1982), que venceu o concurso realizado pelo Banco Central e Casa da Moeda do Brasil, em 1966.

O padrão visual das cédulas mais conhecidas como família dos "Medalhões" obedece a um rigoroso esquema gráfico. Apesar dos tamanhos diferenciados das cédulas, conforme o valor facial (Cr$ 1.00, Cr$ 5,00, Cr$ 10,00. Cr$ 50,00 e Cr$ 100,00), as áreas geométricas guardam proporções similares.

Personagens retratados nas cédulas de Cruzeiros
D. Pedro I -Floriano Peixoto - Marechal Deodoro da Fonseca - D. Pedro II
Esquema gráfico da cédula:
Anverso da cédula
O reverso é obtido com o giro longitudinal da imagem do anverso, em 180 graus
A cédula de um cruzeiro (Cr$ 1,00), com dimensões de 147 x 67 mm, é a moeda-papel de menor valor facial pertencente à  família dos "Medalhões". Na concepção do projeto as diferenças etapas do processo de impressão revela a beleza artística da cédula proporcionando uma identidade nacional, técnica pioneira na numerária mundial.

No anverso, a alegoria representativa da República, a moda francesa, com a efígie de traços finos e o barrete frígio. Os efeitos moiré [1] se destacam no visual da cédula.

No reverso o edifício ocupado pelo Banco Central situado na cidade do Rio de Janeiro - Avenida Rio Branco, número 30. No local funcionaram o Ministério da Fazenda, a Caixa de Conversão, a Caixa de Estabilização e a Caixa de Amortização.
Arte no Dinheiro
Aloísio Magalhães, em seu projeto, o efeito moiré aparecia como o elemento gráfico central. Além de esteticamente fascinante, esse fenômeno ótico - obtido por meio da sobreposição de sistemas lineares em camadas de impressão em offset [2] e em talho-doce [3] - contribuía para dificultar a falsificação do papel-moeda.

O anverso da cédula era composto por duas impressões em offset monocromáticas, além de um impressão offset em íris [4] e uma impressão em talho-doce. Já o reverso era composto por duas impressões offset em íris e por uma impressão em talho-doce.

Ao apresentar, didaticamente, as diferentes etapas do processo de impressão de papel-moeda utilizado na década de 1970, o Banco Central do Brasil revela, a beleza artística desse objeto concebido por Aloísio Magalhães como importante meio de comunicação da identidade nacional. fonte bcb, arte no dinheiro
1. 1 Acima: Estudo de fundo de segurança, caneta hidrocor,  (ca. 1968)
1.2 Abaixo: Anverso, estudo de fundo de segurança, caneta hidrocor, caneta 
esferográfica e lápis, (ca.1968)

2.1 Acima: Anverso, prova final, passagem de cor em íris, offset (1970)
2.2 Abaixo: Anverso, prova final, passagem de cor verde, offset (1970)

3.1 Acima: Anverso, prova final, passagem de cor violeta, offset (1970)
3.2 Abaixo: Anverso, prova final, superposição de passagens de cor verde e íris, offset (1970)

4.1 Acima: Anverso, prova final, impressão bicolor, talho-doce (1970)
4.2 Abaixo: Anverso, prova final, superposição de passagens de cor violeta, verde e íris, offset (1970)

5.1 Acima: Reverso, prova final, passagem de cor em íris 1, offset (1970)
5.2 Abaixo: Anverso, prova final, superposição de passagens de cor, offset e talho-doce (1970

6.1 Acima: Reverso, prova final, passagem de cor em íris 2, offset (1970)
6.2 Abaixo: Reverso, prova final, superposição de cor (1+2) em íris, offset (1970)

7.1 Acima: Reverso da cédula de 1 cruzeiro, prova final, impressão bicolor e talho doce (1970)
7.2 Abaixo: Reverso, superposição de passagem de cor, offset e talho-doce (1970)

[1] moire processo de impressão responsável pela criação de ondas, que acontece quando duas grades com padrões regulares são sobrepostas e apresentam movimento relativo entre si.
[2] offset - processo de impressão em que a imagem, gravada numa folha de metal flexível, é transferida para o papel por meio de um cilindro de borracha.
[3] talho-doce - o processo de gravura em metal utilizado na impressão de papéis de segurança, em que a superfície impressa adquire relevo coincidente com a tinta.
[4] Impressão em íris - técnica de impressão que permitia a graduação personalizada de cores, com o objetivo de dificultar a falsificação de documentos impressos.
fontes: site BCB, Uma etnografia no dinheiro por Amaury F. C Junior,
ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO MUSEU DE VALORES



loading...

- Cédula De 20 Gourdes - Cmb
Para os colecionadores que querem possuir uma cédula de 20 Gourdes, Devo avisar que não tem sido tarefa muito fácil não! As cédulas além de poucas, quando circulam por lá sofrem com os danos causados pelo uso inadequado do dinheiro (conservação...

- PrÉdio Da Antiga Caixa De AmortizaÇÃo - Ícone HistÓrico E NumismÁtico
Prédio da Antiga Caixa de Amortização - Ícone Histórico e Numismático Fig. 1 ? Detalhe do bilhete de 200$000 réis da Caixa de Conversão contendo a imagem do prédio onde este órgão funcionou de 1906 a 1913. O prédio também foi...

- Vamos Entender Uns Aos Outros Com O "glossário Numismático"
Muitos colecionadores não são considerados numismatas profissionais e o nosso blog é escrito e desenvolvido para todas as classes do colecionismo numismático, desde o juntador de moedas ao mais experiente numismata. Visando um maior entendimento,...

- Dinheiro E História - Sistema Monetário De "cruzeiro Nôvo" Para Cruzeiro
 "O Decreto-lei nr. 1, de 13-11-65, regulamentado pela Decreto número 60.190, de 8-2-67, instituiu o "cruzeiro nôvo" como unidade monetária transitória, delegando poderes ao Conselho Monetário Nacional para fixar a data da vigência dêsse...

- Cruzeiro Do Mapa Duplo
"As moedas do novo padrão monetário Cruzeiro que foram cunhadas, nos anos 1942 e 1943, levaram, no anverso e no reverso, as siglas dos gravadores. A partir de 1944, a Casa da Moeda estabeleceu que os gravadores não deviam mais colocar suas siglas...



Moedas








.